Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

SDI-1/TST: valor da reparação por doença ocupacional que impossibilita o exercício da profissão

Publicado por Rodrigo Santos Valle
há 9 anos

É muito comum que um trabalhador sofra uma doença ocupacional, por culpa do empregador, e fique impossibilitado de exercer sua profissão. Nessa hipótese, caso a incapacidade seja somente para aquele ofício, a indenização reparatória devida pelo empregador deve ser integral (pensão mensal de 100% do salário que recebia) ou menor, com base na possibilidade de exercício de outras profissões? Essa foi a questão discutida na última sessão da SDI-1 do TST, no caso de uma Auxiliar de Enfermagem que ficou incapacitada para essa específica profissão.

Por maioria de votos, a partir do voto-vista do Ministro Lelio Bentes Corrêa, decidiu-se que a indenização deve ser, sim, integral (correspondente à remuneração do empregado). A decisão teve por principal fundamento a interpretação do artigo 950 do Código Civil, que prevê, como reparação a esse tipo de dano, "pensão correspondente à importância do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciação que ele sofreu."

Um alívio para trabalhadores que dedicam a vida para uma profissão e, diante de uma doença ocupacional, veem-se obrigados, sem qualquer perspectiva de prosperar, a aprender um novo ofício.

No vídeo, de realização da TV TST, há trechos de algumas manifestações dos integrantes da SDI-1: http://www.youtube.com/embed/V554TrTKa7o

  • Sobre o autorsócio-fundador do Escritório Malta Valle Advogados
  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações299
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sdi-1-tst-valor-da-reparacao-por-doenca-ocupacional-que-impossibilita-o-exercicio-da-profissao/203390979

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)